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Glutamina

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Glutamina

 

O que é Glutamina: efeitos, benefícios para atletas e dosagem

 

L-glutamina ou glutamina é um aminoácido livre mais abundante no corpo humano (principalmente no músculo esquelético), representando cerca de 20% do total de aminoácidos livres no plasma e 60% do pool de aminoácidos livres totais no músculo. Está disponível em inúmeros alimentos (cevada, carne, repolho, milho, queijo cottage, ovos, leite, amendoin, carne de porco, aves, salsa, espinafre, soja, iorgute entre outros) e em forma de suplemento dietético. A glutamina é considerada um aminoácido condicionalmente essencial sob certas condições de saúde como traumas, estresse, septicemia e câncer. São também muitas vezes utilizados em esforço físico intenso, principalmente visando o aumento da massa muscular.

 

É um importante substrato celular não só por ser um aminoácido, mas por também ser fonte de energia de nitrogênio e carbono, para a síntese de outras moléculas. Principalmente, essencial para as células do sistema imune. Além disso, a L-glutamina parece desempenhar um papel na função cerebral e digestão.

 

Os benefícios para atletas
A suplementação por glutamina fundamenta-se no aumento da síntese proteica (efeito anabólico) e/ou redução da proteólise (efeito anticatabólico), por ser substrato para gliconeogênese, bem como combustível do sistema imunológico evitando a imunossupressão após exercício intenso, por participar da ressíntese de glicogênio e síntese de neurotransmissores, ainda diminui acidose metabólica.

 

Os atletas que suplementam com glutamina, geralmente utilizam esse tipo de suplemento afim de prevenir a degradação muscular e para melhorar o sistema imunológico. Diversos estudos clínicos têm encontrado que a suplementação de glutamina pode diminuir a incidência de doenças e infecções em atletas ou atletas. Quanto ao ganho de massa muscular pesquisas tem revelado benefícios como a manutenção de glutamina intracelular, melhoria do nível de hidratação do músculo esquelético resultando em aumento do volume celular e contribuição do substrato da gliconeogênese e outros.

 

Para alguns autores estes efeitos justificam o uso para atletas, contudo também na literatura podemos encontrar estudos que não observam melhora da performance do treinamento de resistência em indivíduos que utilizam a curto prazo. No entanto, evidencias demonstram que melhora a composição corporal e na performance de exercícios resistido à longo prazo. Diante do exposto, os dados sobre a suplementação de glutamina ainda são divergentes.

 

Dosagem de Glutamina
Há uma gama de estudos consideráveis que discutem a dosagem adequada para consumo de glutamina. Na verdade, os estudos clínicos e testes revelam que o uso seguro pode ser feito entre 0,5 a 15 gramas por dia. Embora seja comprovado cientificamente esta dosagem, seria extremamente irresponsável o aconselhamento de uma dosagem tão alta, sem levar em consideração a individualidade biológica. Então, a maioria dos especialistas sugerem que esta dosagem não ultrapasse entre 3 a 5 gramas por dia. Por não existir um consenso na literatura referente a diretriz para a dosagem ideal.

 

Referencias

Antonio J, Street C. Glutamine: a potentially useful supplement for athletes. Canadian Journal of Applied Physiology. 1999;

 

COLKER, C.M.; SWAIN, M.A.; FABRUCINI, B; SHI, Q.; KALMAN, D.S. Effects of supplemental protein on body composition and muscular strength in healthy athletic male adults. Current Therapeutic Research. Vol. 61. Num. 1. 2000

 

Bowtell JL, Gelly K, Jackman ML, Patel A, Simeoni M, Rennie MJ (1999). Effect of oral glutamine on whole body carbohydrate storage during recovery from exhaustive exercise. Journal of Applied Physiology 86:1770-1777.

 

Castell LM, Poortmans JR and Newsholme EA (1996). Does glutamine have a role in reducing infections in athletes? European Journal of Applied Physiology 73: 488-490.

 

Nieman DC and Pedersen BK (editors) (2000). Nutrition and Exercise Immunology. Boca Raton FL: CRC Press.



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